Ter um corpo mais sequinho não é sempre sinônimo de saúde, mas muita gente que tem uma gordurinha localizada quer perdê-la a todo custo. O lado ruim disso é que elas não são tão fáceis assim de perder e nunca dá para emagrecer apenas em um único local do corpo, já que ele funciona em conjunto. Para saber como perder barriga, por exemplo, você terá que emagrecer por completo e só depois fazer exercícios que te ajudem a tonalizar os músculos locais. 

Uma vida mais saudável requer um pouco de esforço. Alimentar-se bem e fazer exercícios físicos que te ajudem a melhorar tanto o seu físico quanto fortalecer a musculatura, podem ser a chave de todo esse processo. O que acontece é que muitas pessoas acreditam que para obter resultados satisfatórios é necessariamente obrigatório frequentar a academia, mas não funciona bem assim. Caso você goste do ambiente, sem problemas, caso não, opte por praticar algo que goste (andar de bicicleta, yoga, boxe e outros) ou, então, se exercitar na sua própria casa. Aqui, o importante é não ficar parado.

Além dos treinos, é necessário manter uma alimentação equilibrada, uma vez que os exageros não fazem parte de uma boa rotina. Quem consegue comer tudo que gosta em menores proporções, normalmente, consegue ir mais longe na dieta ou reeducação alimentar.

Tais restrições, no entanto, são válidas. Porém, quando ela se torna muito elevada e sem nenhuma brecha, a pessoa tende a se desestimular e o efeito passa a ser o contrário. Em vez de emagrecer e tonificar o corpo, acaba engordando e deixando os exercícios de lado.

É crucial frisar aqui que não é apenas quem quer perder peso que pode malhar em casa. Quem já é magro e busca somente um processo mais específico de crescimento muscular, também, pode fazer o treino nas suas próprias casas. Quem possui academia no prédio ou na sua casa, nesse caso, pode potencializar o exercício, já que conta com o suporte das máquinas e dos apetrechos corretos, mas se esse não é o caso, não tem problema. 

Como já foi dito acima, para perder barriga é preciso mais do que apenas exercícios, então acompanhe abaixo alguns treinos e hábitos que podem te ajudar nesse processo. 

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Exercício abdominal. | Foto: Freepik.

Exercícios para perder barriga rápido

Exercícios com foco na perda de gordura da barriga são voltados para o lado aeróbico do treino. Antes de conseguir definir, seu corpo precisa diminuir a quantidade de gordura presente no local, por isso, acompanhe abaixo alguns dos melhores exercícios que vão te fazer perder a barriga rapidamente. 

As atividades físicas voltadas para perda da barriga são aquelas que funcionam com média a alta intensidade, que conseguem aumentar os batimentos cardíacos e, ainda, fortalecer os músculos abdominais, uma vez que é isso que vai ajudar na queima de gordura local e contribuir para um melhor contorno corporal.

Estes tipos de exercícios podem ser feitos em casa cerca de 3 a 5 vezes por semana e é recomendado que antes de começar, sejam feitos 10 minutos de aquecimento aeróbio, ou seja, pular corda e fazer polichinelos, por exemplo. 

Veja como perder a barriga:

1. Burpee

O burpee é um exercício bem simples que trabalha o corpo de uma vez não exigindo o uso de algum material extra e, por isso, pode ser realizado em qualquer lugar. Durante o exercício, exercitar-se as costas, o peito, as pernas, os braços e o bumbum, ajuda a perder gordura e peso, pois exige um gasto muito grande de energia.

2. Bicicleta no ar

O exercício da bicicleta no ar é uma variação do próprio exercício abdominal que consegue combinar uma flexão de tronco e quadril com uma rotação feita pelo tronco, para fortalecer os músculos da área abdominal. 

3. Escalador cruzado

O escalador cruzado auxilia na elevação da frequência cardíaca, por ser de alta intensidade, e dessa maneira ajuda o corpo a queimar gordura, além de fortalecer os músculos locais do abdômen e aumentar a definição da barriga. 

4. Prancha

O exercício de prancha isométrica é muito eficiente para perder barriga e, também, tonificar os músculos do abdômen, consistindo em um trabalho muscular realizado com foco na manutenção da mesma posição, por alguns segundos.

5. Abdominal reverso

Aqui, em vez de levantar o tronco, são as pernas que vão fazer tal movimento. Com o exercício abdominal reverso, é possível tonificar bem os músculos presentes na parte de baixo da barriga, ajudando a causar um afinamento na cintura. 

6. Abdominal normal ou solo

O foco aqui vai para o seu tronco e o movimento de levantar e descer vai fazer com que sua cintura pareça mais fina e sua barriga mais definida e seca. 

7. Abdominal com as pernas levantadas

O abdominal com os pés elevados pode ser feito sem nenhum apoio nas pernas ou com uma bola de pilates ou, até mesmo, uma cadeira. Esse exercício é ótimo e ajuda bastante na queima de gordura. 

Hábitos para perder barriga

Os hábitos para perder barriga de maneira rápida são baseados em exercícios de musculação, abdominais, práticas aeróbicas e uma alimentação saudável com baixo teor de gordura. Isso porque a barriga é um dos primeiros lugares acumular gordura localizada, logo, se a alimentação não for balanceada, não vai dar certo. 

Existem inúmeros exercícios aeróbicos que podem ser feitos na sua própria casa, ou na academia, como é o caso da corda, subir e descer escadas ou praticar dança e esteira, por exemplo. Esses tipos de atividades conseguem aumentar a resistência física e, além de tudo, queimar várias calorias, uma vez que são capazes de estimular a circulação e o funcionamento do pulmão e coração, trabalhando em diversos grupos musculares ao mesmo tempo.

Ter o hábito de se exercitar, dormir cedo, comer bem e não pular refeições vai te ajudar a atingir o seu objetivo.

Abdominal para perder barriga. | Foto: Freepik.

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