Como perder gordura abdominal? Bom, os exercícios para perder barriga são os exercícios físicos de média a alta intensidade, que aceleram os batimentos cardíacos e que tonificam os músculos abdominais, uma vez que isso pode ajudar na queima de gordura, colaborando para a formação de um melhor contorno corporal.

Se você não dispor de muito tempo livre, saiba que os exercícios desse tipo podem ser realizados em casa (sem a precisão de se matricular em uma academia) de 3 a 5 vezes semanalmente e é indicado que antes de começá-los, sejam feitos cerca de 10 minutos de aquecimento aeróbio, como pular corda e/ou fazer polichinelos.

É importante deixar claro que o acúmulo de tecido adiposo na região abdominal, é causado especialmente por uma dieta inadequada, rica em alimentos gordurosos e carboidratos brancos (refinados), e a escassez de exercícios físicos. Quando a pessoa consome mais calorias do que gasta, esse excesso se traduz na forma de gordura. A região onde esse depósito de gordura fica localizado, por sua vez, é definida por fatores genéticos, levando a gordura a se armazenar nas regiões mais flácidas do corpo. 

Além dos exercícios, é imprescindível se alimentar de maneira saudável, de forma a evitar o consumo assíduo de alimentos industrializados e ricos em açúcar. Ampliar o consumo de frutas e vegetais na sua dieta contribui para a perda de peso e evita o famoso efeito sanfona.

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Os exercícios físicos são importantes tanto para a saúde física quanto para a mental. | Foto: Freepik.

Exercícios para perder gordura abdominal mais rápido

Aqui você irá conferir 8 exercícios que responderão a sua pergunta sobre como perder a gordura abdominal:

Burpee

O burpee é um exercício relativamente simples que é capaz de trabalhar o corpo todo e não requer uso de nenhum material e, por esse motivo, pode ser praticado em qualquer lugar. Enquanto se faz o burpee, exercita-se as costas, peito, pernas, braços e bumbum, o que ajuda na perda de gordura e peso, visto que exige um gasto significativo de energia.

Como fazer:

É interessante fazer 3 séries de 8 a 12 burpees. É importante também tentar manter o ritmo durante a realização dos burpees para que os resultados sejam mais rapidamente atingidos. Depois de cada série, é recomendado descansar por 1 minuto.

Bicicleta no ar

A bicicleta no ar é uma variação de exercício abdominal que combina uma flexão de tronco e quadril com uma rotação de tronco, para fortalecer os músculos abdominais.

Como fazer:

O ideal é praticar 4 séries desse exercício até alcançar 30 repetições em cada, obedecendo um intervalo de 1 minuto entre elas, e tomando sempre a cautela de manter a coluna ereta para evitar dor nas costas posteriormente. 

Escalador Cruzado

O escalador cruzado contribui para a elevação da frequência cardíaca porque é de alta intensidade, e dessa maneira ajuda na queima de gordura, além de tonificar os músculos do abdômen e deixar a barriga mais definida. 

Como fazer:

É indicado fazer esse exercício em 4 séries e durante 1 minuto, sem interrupções. Quando terminar o minuto, é interessante descansar por meio minuto até recomeçar a série de novo. 

Prancha

O  exercício de prancha isométrica é bastante eficaz para perder barriga e fortalecer  os músculos do abdômen, uma vez que é feito um trabalho muscular para permanecer na mesma posição durante alguns segundos.

A prancha é bem eficiente para o fortalecimento de músculos. | Foto: Freepik.

Como fazer:

É recomendado apoiar o corpo durante 30 segundos ou até o tempo máximo em que for capaz de apoiá-lo. 

Abdominal reverso

Com o exercício funcional abdominal reverso, é possível fortalecer os músculos da parte inferior da barriga, o que ajuda a afinar a cintura.

Como fazer:

Para esse exercício dar resultados, o ideal é fazer 30 repetições ou o máximo que conseguir durante 4 séries.

Abdominal solo

O abdominal solo é utilizado quando a finalidade do treino é afinar a cintura, pois ajuda na definição dos músculos da parte superior da barriga.

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A abdominal é um dos principais exercícios para perder barriga. | Foto: Freepik.

Como fazer:

É necessário ter a devida atenção para não tirar a lombar do chão durante o exercício, para evitar o aparecimento de dores nas costas posteriormente. O recomendado é fazer 4 séries de 30 repetições ou o máximo que for capaz.

Abdominal com os pés elevados

A abdominal com os pés elevados pode ser feita sem contar com o apoio nas pernas ou com apoio, com uma bola de pilates ou uma cadeira.

Como fazer:

Quando estiver começando um programa de exercícios, a  abdominal com as pernas sustentadas por uma bola ou cadeira pode ser mais indicado, para depois ir para um nível mais avançado, como o das pernas sem o apoio.

Posição de barco

O exercício que faz a posição de barco possui inspiração na yoga e tem uma intensa capacidade de definir os músculos abdominais. Nesse exercício o corpo fica em formato de “V” e somente os glúteos tocam o solo. 

Como fazer:

A prática frequente de exercícios físicos pode aumentar consideravelmente a sua qualidade de vida. | Foto: Freepik.

O indicado é repetir esse exercício 3 vezes durante 30 segundos ou o máximo de tempo que for capaz (sempre de o seu máximo). Além disso, é fundamental respeitar o intervalo de 1 minuto entre cada série para o corpo descansar. 

Por fim, antes de começar a fazer um programa de exercícios funcional, é interessante fazer um check-up de como está a saúde com um médico clínico geral.

Ainda, é importante beber água entre todos os exercícios, usar roupas apropriadas de ginástica e prontificar o ambiente para a atividade, visto que alguns movimentos dos exercícios podem exigir um espaço maior para serem feitos.

Agora que você já sabe como perder gordura abdominal, tenha consciência de que se aparecer algum desconforto, como dor na coluna ou joelho, é imprescindível evitar fazer o exercício até o diagnóstico de um médico, para que a saúde não seja comprometida. 

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